23/08/2014

Entre o amor e o requinte: torrões de açucar.

Logo quando comecei as minhas postagens de mesinha no Instagram fui apresentada aos torrões de açúcar. A Nathi postou uma receita daquelas coisinhas bonitinhas em formato de coração e eu como boa formiga e aprendiz de cozinheira resolvi ir para a cozinha fazer o teste. E não é que deu certo. Tão certo que já fiz em vários formatos e hoje ao chegar mais umas forminhas de silicone que adquiri no Deal Extreme decidi relembrar esse momento. Pesquisei sobre as origens dos torrões, mas não encontrei a data precisa dessa doce invenção. Só sei que ele é bem velhinho pois era servido com absinto nos idos do século XIX. Absinto e torrões estão intimamente ligados. Conta-se que a esposa de um diretor de uma refinaria de açúcar cortou o dedo quando partia o açúcar e resolveu questionar o esposo sobre a possibilidade de pré-cortar o açúcar. O esposo aceitou o desafio e a presenteou com 350 cubos de açúcar brancos e cor de rosa. Jakub Rad é o criador dos famosos torrões de açúcar. A invenção de Jakub só tornou-se famosa, espalhando-se pela Europa, após um industrialista alemão patentear uma maneira de fazer de forma eficiente e simples os famosos cubos. A história é tão verídica que há um obelisco em formato de torrão de açúcar na cidade do inventor em questão. Desde esse tempo, o absinto e os dois torrões de açúcar convivem em perfeita harmonia. É costume tomar absinto com dois exatos cubinhos. Aí você me pergunta, para que torrões de açúcar? Para receber com amor e mais uma vez deixar a nossa mesa preparada com pequenas delicadezas para receber os familiares e amigos, enchendo nossos olhos de singeleza. Vejam como dão um efeito lindo:

Fonte: Pinterest
Olha que coisa mais delicada. E quem quiser arriscar tem o passo-a-passo aqui: Such Pretty Things.
Os torrões ainda podem virar negócio. Olha que lojinha mais linda: Wishingwell.
Mais de Wishingwell.

Fonte: Pinterest
Fonte : Dembones

 Receitinha dos torrões que aprendi com a Nathi:
  • Uma xícara de açúcar refinado (vocês adequam de acordo com a quantidade que precisarão para preencher as forminhas).
  • Quatro gotinhas de corante comestível (compreis os meus na Barra Doce). Para aqueles que não curtem ou não usam corante podem fazer uso de infusão de frutas vermelhas ou beterraba.
  • Duas colheres de água ou o suficiente para poder modelar a açúcar na forminha.
  • Forminhas de silicone que possam ir ao forno. (Tem delas na lojinha: Compras)
Modo de fazer: Mistura a açúcar com a água e o corante com a cor da sua preferência e distribui a mistura em forminhas de silicone moldando para que fique bem ajustado no formato da forma. A Nathi coloca no forno por 5 minutos em temperatura baixa. Eu coloquei no micro uns 20 segundos. Deixa secar ao ar livre. Se for de um dia para o outro melhor ainda. Cuidado com as formigas!! Depois é só desenformar e colocar em um potinho digno dessas delicadezas.

A receitinha original com as imagens abaixo: 

Fonte: @nathinunes_62

Os torrões são perfeitos para usarmos como lembrancinhas, para presentear as visitas que recebemos ou mesmo para levar para nossos anfitriões. Só escolher uma cor bem bonita e uma embalagem personalizada.
A Taimara Dias do Blog amando e inventando fez um post sobre os torrões também, juntamente, com o passo-a-passo. Vale a pena ir lá para apreciar mais um pouquinho sobre o tema e ver por fotos como fazer: post sobre torrões de açúcar da Taimara.

    Minhas novas forminhas!!

Que tal transformar seu próximo café? Testem e me digam o que acham desses pequenos mimos. Se não quiserem enviar por email só usar a hashtag #betweenteaandcoffee no instagram.

Beijocas!! 



4 comentários:

  1. Eu já fiz varias vezes. Aprendi a fazer sem ir ao forno, fica menos uniforme com amiga cara de açúcar mas nem sempre fica legal. Ainda nao testei indo no forno. Amei a dica do micro acho q vou já fazer heheheheeh. Bjokas amei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No micro ele fica meio mel em cima quando você retira, mas basta deixar secando que ficam perfeitos. Obrigada, Lalá. E quanto tentar mostra seu deu certo. Beijos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Combinam perfeitamente com seu café cremoso, Giselle. Faz um dia e nos manda as fotinhos. Beijos!!

      Excluir