20/08/2014

Entre o Croissant e o Petit Four: Hora do Chá.

"Há poucas horas na vida mais agradáveis do que a hora dedicada à cerimonia conhecida como chá da tarde."

Henry James


O título do blog foi escolhido por remeter aos meus principais vícios e nada melhor do que falar um pouco sobre um deles: o chá da tarde. Espero que curtam esse momento história do blog com direito a receitinhas e inspirações de mesas. 
O tradicional chá das cinco remonta aos idos de 1662, mas caiu na graça mesmo por volta do século XIX graças a uma duquesa que adorava exibir suas porcelanas e prataria e aplacar a sua fome entre o almoço e o jantar (Me identifiquei demais com essa Duquesa, não sei o motivo...). A Duquesa de Bedford adotou o chá e um pequeno lanche ao final do dia para chegar ao jantar menos esfomeada, entretanto com o passar do tempo essa tradição acabou tornando-se um evento social. O horário das 5 horas da tarde era o momento propício para serem exibidas as mais belas e caras porcelanas e pratarias. Com a socialização desse ato foram criadas algumas regras de etiqueta para o serviço de chá e algumas receitas foram incorporadas a esse horário tão especial: torradas com manteiga, geleia ou mel, scones, muffins, bolos, quiches, petit-fours, madeleines, croque-monsieurs, brioches, torta de limão, torta de chocolate... E outros tantos nomes lindos que nos trazem os mais diferentes sabores ao nosso paladar. O famoso chá da tarde deixou de lado a formalidade da aristocracia e da burguesia e passou a ser praticado por toda a população. O horário não é mais fixo mas o prazer de receber e sentar-se para saborear um chá com bolos e iguarias ao lado de familiares e amigos permanece até hoje. Em Londres encontramos os locais mais apropriados para esse prazer vespertino: lojas voltadas para o tema com locais para compras de utensílios que auxiliam nesse hábito e de chá diversos e espaço para saborear o famoso chá; as casas de chás e alguns hotéis que possuem entre sua rotina o famoso chá das cinco que encanta e deleita. Alguns locais para marcar presença ao visitar Londres: Fortnum and Mason (enlouqueço só de ver as embalagens e louças no site), Hotel Sofitel StJamesThe dorchesterThe wolseleySketchBake-a-boo. Opções para todos os bolsos e gostos. Alguns locais é necessário agendar com antecedência. Se está pensando em ir para Londres não deixe de incluir mais essa experiência. Paris também possui alguns locais que vale a pena uma visitinha, mas me detive à Londres pela tradição e pela história por trás desse hábito. Se vai para Paris, pesquise com calma na internet os melhores locais que terá uma experiencia tão boa quanto em Londres.

Se ficou curioso com esses nomes servidos no chá das cinco e para que seu próximo chá tenha ares londrinos encontrei uma receitinha que merece ser reproduzida. Me contem se fizeram e o que acharam. :*

Croque-Monsieur:

Conta-se que o primeiro Croque-Monsieur foi servido no verão de 1910, num bar inglês chamado Le Trou dans le Mur, que ficava no boulevard des Capucines, em Paris. De inspiração anglo-saxônica este sanduíche recebeu diversas "leituras" e passou a ser a sensação dos cafés e dos snacks-bars da época.

Ingredientes (para um sanduíche)

  • Manteiga
  • 2 fatias de pão petrópolis (pão de forma)
  • 2 fatias de presunto cozido
  • Queijo Gruyère ralado
Molho Bechamel

  • 125ml de leite
  • 125ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • sal, pimenta do reino e noz moscada
Modo de fazer (molho bechamel):
Doure a manteiga, junte a farinha de trigo e mexa até desmanchar bem. Junte o leite com o creme de leite e mexa até engrossar. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Reserve. 

Montagem do sanduíche:
Faça um sanduíche normal com as duas fatias de pão e o presunto. Passe manteiga na parte externa do pão e leve ao grill para assar. Quando pronto retire o sanduíche, regue com o bechamel, espalhe o queijo gruyère e leve à gratinar. 

Fonte - Boa Comida


Para inspirar - algumas mesas de chá da tarde:








Imagens: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário