26/08/2014

Entre o Latte Macchiato e o o Mocha: o café de cada dia.

Nada mais justo que deixar um espaço para minha outra bebida preferida: o café. O nosso cafezinho de cada dia tem uma procedência antiga, desde o século IX que o café faz história. Conta a lenda que um pastor chamdo Kaldi observou que seus carneiros ficavam mais espertos ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade levando essa maravilhosa experiência ao mosteiro local, mas as reações não foram favoráveis e ele ateou fogo nos frutos, dizendo serem "obra do demônio". O aroma exalado pelos frutos torrados atraiu todos os monges para descobrir o que era aquele perfume maravilhoso. Os grãos foram então recolhidos das cinzas e o abade mudando de ideia, sugeriu que os mesmos fossem esmagados na água para ver o tipo de infusão que eles davam. Os monges logo descobriram que o preparado os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação. A fama dos maravilhosos poderes da bebida espalharam-se de monastério em monastério, logo ganhando o mundo. A chegada do café ao Brasil se deu de uma forma extremamente sedutora combinando com o poder e aroma desse amado grão: Em 1727, os portugueses passaram a acreditar no poder do solo brasileiro para o cultivo do café, entretanto, eles não possuíam nenhum grão ou planta para começar o cultivo. O governo do Pará, encontrou um pretexto para enviar Palheta, um jovem oficial a Guiana Francesa, com uma missão simples: pedir ao governador M. d´Orvilliers algumas mudas. O governador não atende o pedido seguindo as ordens do rei da França, entretanto a sua esposa não resiste aos atrativos do jovem tenente e quando ele retorna ao Brasil ela lhe envia um ramo de flores no qual abriga algumas sementes de café escondidas. Episódio esse que dá início ao poderoso império do café brasileiro partindo do Pará, passando pelo Maranhão, Rio de Janeiro, pela Baixada Fluminense e posteriormente pelo Vale da Paraíba.

Há dois tipos de planta de café: Arábica e Robusta. Os "melhores" cafés são do tipo Arábica, possuem aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor. Os cafés especiais e gourmet são 100% Arábica. O Arábica tem 50% menos cafeína que o Robusta. Os famosos cafés gourmets podem ser produzidos por qualquer tipo de café, dependerá apenas de como os grãos são torrados e moídos. 

O café é uma bebida tão versátil que são inúmeros os tipos de bebidas que podem ser feitas com esse grão. Além disso faz parte de várias receitas de bolos, biscoitos, sobremesas, etc. É praticamente impossível pensar no café da manhã sem essa bebida em questão. Sua popularização é tão grande que temos hoje em dia máquinas portáteis para fazermos os mais variados tipos da bebida no aconchego da nossa casa. 

Tipos de café mais populares. 

Assim como o chá, existem alguns locais com parada obrigatória para um cafezinho pelo mundo. Para aqueles que amam viajar anotem na sua agenda: The Grounds of Alexandria - AustráliaLe Coutume Café - ParisCafé Tortoni - Buenos AiresCaffe Florian - VenezaCafé Imperial - PragaCafé Valdez - Bogotá. No Brasil não podemos deixar de citar pela sua tradição a Confeitaria Colombo, embora alguns não a coloque no ranking de melhores cafés do mundo. Ela circula pelo ranking devido a sua tradição. Na minha cidade fico com o cappuccino do querido Café São Braz, embora tenhamos excelentes cafeterias para dar uma pausa ao fim do dia e saborear um pouco dessa querida bebida. 

E se quiserem encontrar os grãos mais caros do mundo dá uma olhadinha aqui: Os dez café mais caros do mundo. Vai que sua cozinha está precisando desse mimo, vocês já sabem onde recorrer. :) 

E para deixar vocês com mais vontade de um cafezinho, deixo aqui a receita de café cremoso da @lardocecasa. Ela tem umas dicas ótimas sobre cuidados com o lar doce lar e compartilhou esse passo-a-passo recentemente no instagram dela. 

Receita de Café Cremoso:
  • 1 xícara de café solúvel (xícara de café)
  • 3 xícaras de açúcar (xícara de café) - Eu fiz com essa quantidade, diminuiria uma. Gosto mais amargo. 
  • 1 xícara e meia de água fervente (xícara de café)

Modo de Fazer:
Junte todos os ingredientes e bata na batedeira até ficar na consistência de sorvete. Rende meio pote de sorvete. Ele dura bem se guardado na geladeira, mas se preferir o congelador dura até 6 meses. Para servir é só pegar uma xícara de leite quente e acrescentar uma colher de creme, o resultado é um café com leite cremoso!! 


Passo-a- passo do creme de café da @lardocecasa. 

Fonte do post: Google

Eu não sei vocês, mas eu não passo sem um cafezinho. O título do post são os que mais aprecio sem ser o velho e bom café preto. Alguém com uma receitinha secreta também? Manda para o nosso mail. As receitas do blog agradecem. E para saber das news segue nossa fanpage no Face e marca as fotinhos com nossa hashtag #betweenteaandcoffee para que eu veja as mesinhas da semana.

Beijocas!!

4 comentários:

  1. Olá Danielle, obrigada pela visita no cantinho, seja sempre bem vinda :)
    Eu gosto de café, mas como tenho gastrite, tenho que maneirar, rsrs. Mas é inegável que um bom cafezinho proporciona um momento de prazer no dia!
    Bjs e um ótimo dia pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que tem os descafeinados para quem é viciada como eu. Teve um tempo que minha gastrite me atacava e foi sugestão do médico usar o descafeinado. Embora alguns digam que é tão ácido quanto. Um ótimo restinho de dia. Beijos!

      Excluir
  2. Eu não existo se não tomar café de manhã! AMO café e fiquei babando nessa receita, vou tentar fazer hoje.
    A Confeitaria Colombo é maravilhosa, mas lotada, o que dá a maior preguiça de esperar uma mesinha.
    Tô adorando seu blog, o layout é uma graça.
    Beijo, beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Stephanie. Gostei muito dos seus posts. Eu amo um cafezinho. Esse é muito bom. Testa que irá gostar. Obrigada pelos elogios ao Lay, créditos para a Niki do inlovely.

      Beijos!!

      Excluir