22/08/2014

Entre os queijos e os vinhos...

Sexta feira pede um bom queijo e um bom vinho. E uma mesa linda para deixar tudo perfeito. A paixão por queijos é antiga e os vinhos ficaram mais frequentes após o casamento. A combinação casa direitinho com nosso desejo de montarmos mesas lindas para recebermos os convidados. Confesso que não sou nenhuma Sommelier no que se refere aos vinhos, mas estou começando a aprender. E nada como o google para nos socorrer e os amigos que fazemos pelo caminho.
Acabei entrando também em dois clubes de vinhos e são ótimos para iniciantes, os vinhos são enviados com tudo bem explicadinho para sabermos harmonizar de forma correta e recebemos também algumas revistas sobre o tema que auxilia bastante. Caso tenham interesse consultem o Clube W e o Winelands. Aos poucos vamos aprendendo qual comida/queijo/petisco combina com cada tipo de vinho. E para aqueles que gostam de cozinhar é sempre um incentivo para testar e aprimorar as receitas ao receber os amigos.

Minha mesa de queijos e vinhos a dois.

Os vinhos dos clubes e suas tags explicativas.
A versatilidade do tema é perfeita para desejarmos montar uma mesa todos os meses. Com o tempo vamos aprimorando as receitinhas para serem servidas como acompanhamento: algo que aprendi a gostar e não pode faltar é o queijo brie com geleia. O ideal é que se tenha um rechaud próprio para deixar o queijo no ponto, mas caso não seja possível dá para fazermos no micro-ondas tendo o cuidado de deixar pouco tempo para o queijo não derreter totalmente. Ele deve ficar durinho por fora e molinho apenas por dentro. O ideal é que isso aconteça apenas ao cortá-lo para usar com torradinhas, biscoitos salgados, pães e o que a imaginação mandar. A lista de petisco que podem compor a mesa também é infinita: amendoins, pães, torradinhas, palitinhos para uso com patê, patês variados, castanhas, salame... Dá para deixar uma mesa sortida gastando pouco, uma vez que, basta um pouquinho de cada para montar uma mesa farta e gostosa. E ainda temos a facilidade de encontrarmos em supermercados como o Sam´s Clube e conveniências produtos em grandes embalagens que podemos usar repetidas vezes. 
Queijo Brie com Geléia vermelhas - fonte google. 

Como a variedade de queijo no mercado é grande ter uma tabelinha que nos mostre o que harmoniza entre si  é sempre uma boa dica quando resolvemos montar uma noite de queijos e vinhos. Se possível e caso sejam vários convidados podemos misturar os tipos de vinhos e queijos e deixá-los livres para fazerem suas escolhas. Uma tabelinha com as informações podem ser impressas e colocadas na decoração da mesa. Junto aos pratos ou até mesmo próximo aos queijos. Não fica deselegante -  acredito eu - pois mostra sua preocupação com seus convidados para que eles aproveitem a noite e que saibam fazer as melhores escolhas


Tabela de harmonização - Fonte Google

Para aqueles que não sabem como decorar a mesa quando não for um jantar a dois, algo mais intimista, podem encontrar várias mesas decoradas para inspiração nos blogs e sites que tratam do tema. A imaginação e criatividade é infinita nessa hora. As rolhas guardadas podem fazer parte das lembranças desses momentos e também compor mesas decoradas super criativas. O uso dos quadro negros com giz é outra opção para deixar a mesa bem acolhedora. Seus convidados ficam cientes de tudo o que há na mesa podendo fazer escolhas certeiras e aproveitar de tudo que foi preparado para eles.


Vou colocando depois mais algumas mesas postas feitas por mim com esse tema. Sempre é válido novos posts sobre o assunto para trocarmos informações de como receber nossos convidados e de como nos "mimar" um pouquinho, pois nada melhor que uma sexta-feira de pernas para o ar e um bom vinho para aquecer a noite. Por hora segue algumas inspirações.

Mesa de queijos e vinhos - Fonte Google - uso de rolhas e lousas na decoração

Olha que charme esses arranjos altos na mesa. Super bem decorada e com vários tipos de vinhos.

Olha que legal para usarmos as nossas louças para finger foods. E no centro da sala fica ainda mais acolhedor. 

Mesa de queijos e vinhos super harmônica.

Fonte: Pinterest


Créditos da minha mesa posta - Tábua de queijos e petisqueira: MissMeg, Guardanapos: Mercado Livre, Souplast e porta copos de couro: Ebay, Porta guardanapos e jogo americano - EUA via @compramosparavoce no instagram - Escolhi com elas via Whatsapp, Pratos: Carrefour.

E vocês curtem queijos e vinhos? E suas mesinhas? Como a preparam para uma noite assim? Manda suas fotos para o blog para inspirar outras "Meseiras" assumidas. Se quiser deixar marcado no instagra usa a hashtag #betweenteaandcofeee Beijocas!!



6 comentários:

  1. Caramba, que fome que deu esse post! hahaha
    Tem tempos que eu não tomo vinho (coisa que adoro) pq estava grávida e agora estou amamentando e não sei se já posso. Mas na minha lua de mel fui pra Gramado e lá eu mandei ver nos queijos e vinhos! Que saudade!
    Beijos.

    http://baudabijou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só de olhar dá uma vontade, né?... hehehe... Gramado combina perfeitamente com o tema. Delícia para lua de mel. :)

      Beijocas!!

      Excluir
  2. Olá Danielle!
    Vim agradecer a visita e conhecer seu blog. Parabéns! Seu blog é perfeito! Que bom saber que você é de Natal, moro em Mossoró, fico animada quando encontro blogs da nossa região. Beijos meudocelar.blogsport.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Núbia,

      Obrigada pela visita. Adoro ler sobre decoração. Curti bastante sobre as ilhas na cozinha. Que bom saber que é da região.

      Beijocas!

      Danielle

      Excluir
  3. Obrigada por seu comentário em meu blog, Danielle. Espero que tenha gostado do texto. Aliás, adorei o seu blog e suas postagens, por sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante do que andei lendo, Tamyres. Obrigada pela visita. Um bom fim de semana. Beijocas!

      Excluir