18/09/2014

Receita da Semana: risoto de vinho tinto com gorgonzola e medalhões de filé com molho de cebola caramelada.

Sexta passada resolvi ir para a cozinha. Esses últimos meses a correria estava tão grande que só rolava algo pronto ou simples aqui em casa. Como acabou o encontro que estava participando ganhei mais um tempinho livre e como sei que o marido ama risoto resolvi colocar a mão na massa.
Escolhi primeiramente o arroz. Resolvi apostar no Carnaroli pois sei que deixa aquele risoto mais cremoso e a consistência que gostamos é essa. Encontramos três tipos de arroz para risoto no mercado: o carnaroli, o arbório e vialone. A diferença entres eles é o tamanho e a capacidade de absorção. O arbório é o mais comum com grãos mais longos e o que atinge mais rápido o tempo de coacção, ou seja, rapidamente passará do ponto. O Carnaroli é o preferido dos italianos, tem o grão médio e absorve o caldo com bastante facilidade, seu tempo para atingir o ponto é maior. O vianole tem o grão mais curto, tem um tempo de cozimento maior do que os anteriores e fica ainda mais cremoso. O vianole eu nunca vi nos supermercados que frequento, então arrisco sempre o Carnaroli. Acaba atingindo o que desejo. Deixando a conversa de lado vamos a receita:


Para o Risoto:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga - sempre coloco um pouco mais
1 colher de sopa de azeite
1 cebola média bem picada
2 xícaras de chá de arroz para risoto
Meia xícara de vinho tinto - também coloco mais um pouco
Meio litro de caldo de legumes
sal
200 gramas de queijo gorgonzola
150 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de Fazer:

Em uma panela grande com fundo largo, aqueça a manteiga junto com o azeite (sempre coloco uma manteiga também ou só a manteiga) e doure a cebola. Acrescente o arroz e refogue, mexendo constantemente, por 3 minutos em fogo médio.

Acrescente o vinho e espere evaporar quase totalmente. Adicione o caldo de legumes quente aos poucos (1 xícara de caldo de cada vez) e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para que o risoto fique cremoso e cozinhe de maneira uniforme. Tempere com sal e cozinhe até que o arroz esteja bem al dente (cozido, mas ainda firme). Geralmente usamos de 600 a 800 ml até que o arroz esteja no ponto. Então sempre prepare o caldo de legumes com mais água. Eu coloco um tablete em uma panela com água grande e deixo esquentar um pouco, quase ferver. Assim quando coloco sobre o arroz está quentinho. Quando vir que o arroz está no ponto e água está secando pela última vez acrescente os queijos até derreter e ficar cremoso. Se quiserem usar mais queijo pode. Vai do gosto de cada um. Dá última vez acrescentei um pedaço de um queijo gorgonzola cremoso que encotnrei no supermercado. Consistência super cremosa. Acerte o sal ao seu gosto e quando tirar do forno coloque 2 colheres de sopa de manteiga para dar cremosidade. 

Para os medalhões de filé ou filé:

Eu iria fazer medalhões que fica lindo no prato, mas estava faltando no
supermercado e foi os pedacinhos de filé mesmo. Enquanto vou separando as coisas para o risoto. Pego a quantidade de carne que desejo para nós e deixo marinando com sal, alho triturado daqueles prontos e outro temperinho que desejar. Quando o risoto já está pronto para começar acrescento manteiga em uma frigideira e vou fritando os filés. Como ele estava marinando ele solta uma água e junto com a manteiga ele fica frito, mas bem macio. Quando está no ponto. Eu jogo duas colheres de sopa do molho de cebola caramelada e deixo fritar mais um pouco. Desligo e sirvo com o molhinho no prato. Fica muito bom. O molho que uso é esse ao lado. Dá um gostinho especial ao prato e ainda ajuda a servir com charme. 

Resultado final do meu prato. Ficou uma delícia.

Créditos da minha mesa posta: talheres: @alheresbordados. taças: O bololô, pratos: Oxford Porcelanas, mini-colher: Mercado Livre, jogo americano: @compramosparavoce.

E vocês curtem um risoto? Alguma receitinha para me enviar? Adoro risoto. E marido também. Então se mandarem podem apostar que irei testar. É gostoso e sempre prático depois que se pega a manha do ponto do arroz. Uma ótima quinta para todos (todos felizes pois amanhã é sexta) e não deixem de nos visitar no instagram: @blogbetweenteaandcoffee.

Beijocas!!


4 comentários:

  1. Noosssaaa!! Parece delicioso!! Vou fazer esses dias e te conto como ficou!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenta sim, Paty. Fica muito bom!!
    Beijos
    Danielle

    ResponderExcluir
  3. Acabei de fazer o risoto,e comer rsrs,ficou perfeito...
    Obrigada por compartilhar.
    Bj.
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Sério, Cris?? Que bom que curtiu!! Bom saber que está aprovado.

    Beijocas!!

    Danielle

    ResponderExcluir