07/10/2014

Receita da semana: risoto de camarão e queijo brie.

Voltei já bagunçando o coreto. Resolvi antecipar a receita da semana já que semana passada não teve nada de receita por aqui. Como foram de votação? Tirando a demora com a biometria correu tudo na mais santa paz. Dias corridos por aqui. Meu sogro não vota na mesma cidade e sempre que um deles ou os dois viajam temos que ir tomar conta de Drake, o cachorro da adolescência do marido. Mês que vem nos mudaremos para lá por quase um mês. Sogros vão viajar. Como moramos em apartamento é mais fácil para deixar trancado sem perigo. Mudarei o cenário das minhas mesinhas. Esse fim de semana aproveitei para testar a receita de mais um risoto. E como deu super certo trouxe para vocês. 


Para o Risoto:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga - sempre coloco um pouco mais
1 colher de sopa de azeite
1 cebola média bem picada
2 xícaras de chá de arroz para risoto
Meia xícara de vinho branco - sempre coloco mais um pouco
Meio litro de caldo de legumes ou de arroz
sal
200 gramas de queijo brie ou algum outro cremoso da sua preferência
350/400 gramas de camarão sem cabeça e sem casca

Modo de Fazer:

Primeiramente refogue os camarões com alho e azeite. Deixe bem douradinho, acrescente sal que já servirá para deixar o seu risoto salgado e reserve.

Em uma panela grande com fundo largo, aqueça a manteiga junto com o azeite (sempre coloco uma manteiga também ou só a manteiga) e doure a cebola. Acrescente o arroz e refogue, mexendo constantemente, por 3 minutos em fogo médio.

Acrescente o vinho e espere evaporar quase totalmente. Adicione o caldo de legumes quente aos poucos (1 xícara de caldo de cada vez) e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para que o risoto fique cremoso e cozinhe de maneira uniforme. Cozinhe até que o arroz esteja bem al dente (cozido, mas ainda firme). Geralmente usamos de 600 a 800 ml até que o arroz esteja no ponto. Então sempre prepare o caldo de legumes com mais água. Eu coloco um tablete em uma panela com água grande e deixo esquentar um pouco, quase ferver. Assim quando coloco sobre o arroz está quentinho. Quando vir que o arroz está no ponto e água está secando pela última vez acrescente o queijo até derreter e ficar cremoso. Se quiserem usar mais queijo pode. Vai do gosto de cada um. Por fim coloque os camarões envolvendo bem no arroz. Não mexa muito para não despedaçar os camarões e ficar feio. Acerte o sal ao seu gosto e quando tirar do forno coloque 2 colheres de sopa de manteiga para dar cremosidade. Prontinho!! Está no ponto o seu risoto. Só servir. 

Resultado da minha obra de arte. Amo risotos, gente. Pense em algo que comeria todo dia.


E vocês? Como começaram a semana? Tudo certinho por aí? Quiserem dividir uma receitinha top conosco estou aceitando com o maior prazer. Manda no nosso email ou nos marca no instagram com a hashtag do blog.

Uma terça iluminada para todos.

Beijocas!!

4 comentários:

  1. Hummm...amo risoto, amo camarão e amo brie!!!Deve ser top top top!

    Beijinhos

    www.tititietrelele.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro risoto!! Este com camarão deve ter ficado divino! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui são dois viciados em risoto, Bruna!! Muito boa essa combinação.

      Beijocas
      Danielle

      Excluir