03/12/2014

Uma árvore de Natal para chamar de minha.

Já montaram sua árvore de Natal? Seguiram à risca toda a tradição? Por aqui já está tudo prontinho. Árvore devidamente instalada em cima da pedra na varada - único canto que sobrou de espaço para colocá-la. Ano passado a varanda estava vazia então compramos um pinheiro natural que está devidamente plantado no jardim da minha sogra. Esse ano tive que comprar uma árvore magrinha e pequena para poder caber no apartamento. Não era o meu ideal mas o que dá no momento devido ao espaço. Sou encantada pelas árvores de Natal e seus enfeites e quanto maiores melhor. O bom é que dá para usar a imaginação e criar a cada ano árvores lindas. Variar nas cores, no tema, etc. Mas vocês sabem a história da árvore de Natal? Trouxe um pouquinho para vocês:

A árvore de Natal: A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas. Normalmente, a árvore de natal pode ser um pinheiro ou mesmo artificial (feita de plástico e com várias cores diferentes). Seguindo a tradição, as famílias enfeitam a árvore com objetos que simbolizam o Natal (como bolas de várias cores, pinhos, neve artificial e etc) e luzes coloridas. O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantêm verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.


Origem da árvore de Natal: Enfeitar árvores é um ritual antiquíssimo, presente em praticamente todas as culturas e religiões pagãs, para celebrar a fertilidade da natureza. Os primeiros registros de sua adoção pelo cristianismo vêm do norte da Europa (terra dos pinheiros, a árvore de Natal clássica), no começo do século XVI - mas tudo indica que, a essa altura, já era uma tradição medieval. No antigo calendário cristão, o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva, cuja história costumava ser reencenada nas igrejas. "O paraíso era representado plasticamente por uma árvore carregada de frutos, colocada no meio da cena teatral", afirma o teólogo Fernando Altermeyer, da PUC-SP.
As pessoas, então, passaram a montar essas alegorias em suas casas, com árvores cada vez mais decoradas: de velas (simbolizando a luz de Cristo), estrelas (alusão à estrela de Belém) e rosas (em homenagem à Virgem Maria) até hóstias (pedindo perdão pelos pecados). Nos séculos XVII e XVIII, o hábito se tornou tão popular entre os povos germânicos que eles mesmos o creditaram a seu maior líder religioso, Martinho Lutero (1483-1546), fundador do protestantismo. A árvore de Natal só se difundiu pelo resto do planeta a partir de 1841, quando o príncipe Albert (1819-1861) - esposo alemão da rainha Vitória - montou uma delas no palácio real britânico. Na época, o império vitoriano dominava mais de meio mundo e o costume logo se tornou universal.

Quando montar a árvore de Natal: No que diz respeito a tradição católica, a árvore de Natal é geralmente montada no final do mês de Novembro. O primeiro domingo do Advento deve ser o dia de montar a árvore. Esse ano caiu no dia 30 de Novembro. Nos Estados Unidos há o costume de preparar a árvore de Natal, assim como os demais enfeites para as celebrações natalinas, logo após Dia de Ação de Graças, que acontece na 4ª quinta-feira do mês de Novembro. A tradição ainda manda não montar a árvore de Natal de uma só vez, mas sim ir montando-a aos poucos. A partir do dia 17 de Dezembro os preparativos finais devem ser feitos, para a árvore ficar completa para o dia 24 de Dezembro, Véspera de Natal. Tradicionalmente, no dia 6 de janeiro - Dia de Reis(celebrando a chegada dosTrês Reis Magos à cidade de Belém, onde se encontraram com Jesus Cristo e o presentearam - a árvore de Natal é desmontada. Algumas superstições rondam o ato de preparar uma árvore de Natal, uma delas é a de que a árvore deve ser montada e enfeitada por sete anos seguidos, sem falhas, caso contrário o ano seguinte será marcado por azar.

Se vocês ainda não montaram a de vocês trouxe algumas inspirações lindas para criarem coragem e enfeitarem suas árvores: 


























E se quiserem compartilhar a de vocês marca a nossa hashtag no instagram: #betweenteaandcoffee. Quero ver!! Adoro Dezembro. Vou ali ver um poquinho de Revenge. Um ótimo restinho de semana. 

Beijocas!!

3 comentários:

  1. Adorei as fotinhos. Aqui em casa não segui a tradição e já montei ela na metade de novembro!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ai que linda a primeira árvore!! Pequena e coloridinha!! Muito fofa

    Beijos
    www.amorices.com

    ResponderExcluir
  3. Todo ano eu monto árvore de natal e enfeito o máximo a minha casa, mas como acabei de me mudar e não tenho armários ainda (então ainda tô no meio de um monte de sacos e caixas) tô desanimada pra enfeitar a casa. Mas ver o seu post me deu uma vontadezinha, acho que vou jogar a bagunça lá no último banheiro e pelo menos montar a árvore de natal, só pra não deixar passar em branco. :P
    Adorei essa árvore branca com uma cidadezinha embaixo! Se eu fosse criança ia querer ficar brincando com ela e nem ia lembrar de comer a ceia! rs

    Beijos!
    www.baudabijou.com.br

    ResponderExcluir