11/03/2015

Inspirações para a Páscoa: ovo na decoração.

Olá, meus lindos!! Como vão? Já estou por aqui em ritmo de mais uma reunião familiar: a Páscoa. Eu adoro as datas que são carregadas de amor e que nos tornam ainda mais próximos de quem amamos. E vou confessar que adoro o senhor coelho. Estava pesquisando algumas decorações de mesas e vi que tão presente quanto o coelho está o ovo. E que dá para montar lindas mesas com criatividade e fazendo uso desse item. Vocês sabem o motivo do ovo ser símbolo da Páscoa?

"O ovo é um símbolo de vida e está relacionado com a Páscoa comemorada pelos cristãos, pela representação da Ressurreição de Jesus Cristo, com a esperança de uma nova vida.Presentear as pessoas com ovos é um costume antigo, comum entre os povos que habitavam a região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente. Durante as festividades realizadas com a chegada da Primavera, depois do Inverno, os ovos eram cozidos e pintados com desenhos lembrando as plantações que tinham início nesse período. A esperança de fertilidade do solo e de abundantes colheitas, eram representadas com a troca de ovos coloridos. A arte de pintar ovos e presenteá-los entrou também nas festividades cristãs, onde se desenhava imagens de Jesus e de Maria, passando a representar o nascimento e a vida, simbolizando a Páscoa, com a Ressurreição de Jesus Cristo. Muitas culturas mantêm essa tradição até os dias de hoje.Com o passar do tempo, o ovo de chocolate entrou para as tradições do período das festas da Semana Santa, e dar de presente um ovo de páscoa de chocolate, no domingo da Ressurreição virou costume da época. Alguns autores acreditam que a tradição do ovo de chocolate surgiu depois do século XVIII, sendo uma invenção de confeiteiros franceses. Outra teoria afirma que os ovos de Páscoa ficaram mais populares com a revolução da indústria do chocolate, que aconteceu na Inglaterra, no século XIX.Atualmente, muitas pessoas têm o costume de colorir ovos da páscoa e oferecê-los a pessoas importantes. Alguns historiadores afirmam que o hábito de oferecer ovos de galinha pintados surgiu no Antigo Egito, na Pérsia e em algumas tribos germânicas.Em muitos países existe a tradição de esconder ovos de Páscoa para as crianças procurarem, um jogo muito popular para muitas crianças." Fonte: significados.

Lindo saber que todo esse simbolismo é antigo e que vale a pena preservar essa tradição com pinturas nos ovos, reutilização da casca do ovo, ovos escondidos para a criançada, etc. Além disso é um item que nos oferece várias possibilidade de reaproveitamento. Podemos encontrar na internet vários passo-a-passo para mudar a cara do ovo e inseri-lo na nossa decoração de Páscoa. Selecionei alguns links para quem curte o famoso "faça você mesmo" super explicativos: flores na casca de ovo, ovos rendados e ovos coloridos. Quem sabe vocês se inspiram nas imagens que selecionei e colocam a mão na massa. E vamos as imagens escolhidas:



























Fonte: Pinterest.

Espero que tenham gostados das inspirações de hoje. E se colocarem em práticas as sugestões de DIY do post não esqueçam de marcar nossa hashtag #betweenteaandcoffee. 
Um ótimo restinho de semana!!

Beijocas!!

4 comentários:

  1. Dani, lindas inspirações!! Não se pode deixar morrer o verdadeiro espírito de Natal!

    Mil beijos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma graça, né? Eu curto bastante.

      Beijocas!!

      Excluir
  2. Olá Dani
    Também adoro saber a historia de datas comemorativas!
    A Páscoa é uma data linda e importante para cultivar sentimentos sinceros e de amor ao próximo. Fotos lindas que usou como inspiração. Vontade de decorar tudo agora, já..rs. Adorei conhecer seu blog e aproveitando a oportunidade, quero convida-la à conhecer meu cantinho, ficarei muito feliz com sua visita. Estou te seguindo no face como Dri Silva e no Blog como Viagens Sabores Etc., se possível por favor me segue também.
    Beijos, Adriana Alves
    www.viagenssaboresetc.blogspot.com.br
    www.facebook.com/ViagensSaboresEtc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,

      Seja bem-vinda. Certeza que irei passar no seu cantinho. A correria é grande mas sempre tento visitar todo os blogs. Decora mesmo e nos manda depois. Quero ver!! Um ótimo resto de quinta e que tenhas um bom fim de semana.

      Beijocas!!

      Excluir