03/06/2015

Descobrindo receitas desse Brasil: bolo de sal do Piauí.

Não sei se acontece com vocês mas eu tenho mania de ver o que tenho em casa de ingredientes e a partir dali começar a pensar na receita ou procurar alguma que encaixe com o que tenho. Semana passada fiz exatamente isso. Queria um bolo de ovos mas não tinha farinha de trigo, somente, polvilho. E como era café da manhã resolvi fazer a receita do Bolo de Goma (ou polvilho) que é salgado e achei que daria para substituir pelo pãozinho do café da manhã. Ficou perfeito. Super gostoso e com gostinho de pão de queijo. Coloquei no instagram a foto com a receita e minhas seguidoras do Piauí me falaram que é uma receitinha típica de lá. Adorei saber!! O bolo de sal pelas bandas de lá é mais famoso que nosso pãozinho francês e faz o maior sucesso com um cafezinho.
Olhem como fica a consistência do bolo:

Bolo de Goma ou  o típico bolo de sal. Perfeito quentinho com manteiga!


Vamos para a receitinha daquelas que amamos: fácil e rápida.

 Ingredientes: 

  • 1 xícara de chá de leite
  • 1/2 xícara de chá de óleo 
  • 4 ovos
  • 3 xícaras de chá de polvilho doce 
  • 100 gramas de queijo (de coalho, muçarela, minas ou prato ou um pouco de cada um). 
  • Sal a gosto (cuidado com a quantidade já que os queijos já são salgados). 

Modo de fazer:

Bata no liquidificador uma xícara de leite, 1/2 xícara de óleo, 4 ovos, três xícaras de farinha de goma (ou polvilho doce), 100 gramas do queijo escolhido e sal a gosto (cuidado porque os queijos são salgados).

Misture tudo e ponha numa fôrma de buraco no meio, untada com óleo e enfarinhada.

Leve ao forno médio por uns 30 a 40 minutos. Retire quando a faca estiver seca e ele dourado. 
Usei queijo muçarela e usei pouquíssimo sal. Ficou uma delícia quentinho com manteiga. Fiz antes do café da manhã do domingo e foi a estrela da manhã.

A mesinha desse dia foi em 50 tons de verde para o #semanamesahits. Ficou assim:

Olha ele ali. Não fica lindo mas fica super gostoso. E a mesinha com vários tons de verde, curtiram?

Créditos da mesa: pratos - @oxfordporcelanas, guardanapos - @casabyded e @azehaus, Copos - Bormioli, taças - @obololo, Jarra de suco - @cisper, talheres - @mesa_decor_e_design, garrafa térmica - Mobly.

Espero que gostem da receitinha. E se tiverem receitinhas típicas das suas regiões compartilha conosco, Me manda no e-mail do blog ou no Direct. Se quiserem mandar com fotos e passo-a-passo para aparecer por aqui vou adorar.  Compartilhem um pouco das delícias que costumam fazer. De vez em quando tem pedacinhos das receitas no Snapchat: dannikkatorres. Me segue lá!!

Um ótimo feriado, queridos!!

Beijocas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário