28/07/2015

Receita de Cinema: Macarrão do Poderoso Chefão.

Bom dia!! Como estão? A semana começou corrida só que a saudade do meu cantinho me fez aparecer. Esse fim de semana marido cismou que queria comer o famoso macarrão feito pelo Clemenza no filme "O Poderoso Chefão". Minha sogra sempre brinca que aqui em casa casou "Tomé com Bebé" pois eu e meu marido somos super parecidos. E amamos uma boa massa!! O Poderoso Chefão virou um clássico do cinema mas a cena da receita do molho de espaguete foi adicionada caso o filme virasse um fracasso. O diretor achava que pelo menos serviria para ensinar uma receita. E o filme não só virou um sucesso como sua receita repetida por várias pessoas como eu. Vamos ao que interessa:

A estrela do domingo. Uma bela macarronada!! 

Ingredientes

3 dentes de alho ou 2 colheres de alhos amassados de potinho
1 colher de sopa de azeite
2 latas de tomates pelados - usei o Pomodori Pelati
500 gramas de espaguete na receita original. Usei Fettuccine e pode ser usado também o Tagliatelle.
2 colheres de sopa de extrato de tomate
5 linguiças apimentadas daquelas para churrasco
10 almôndegas 
1/2 xícara de vinho tinto ou 4 colheres de sopa
sal
1 colher de sopa bem cheia de açúcar 
pimenta do reino
Queijo parmesão ralado na hora para servir

Preparo

Prepare as almôndegas com molho de tomate e reserve. Abra as linguiças e retire toda a carne de dentro deixando somente a pele. Se ficarem pedaços grandes desmanche com as mãos e leve para fritar até dourar (se quiser pode colocar um tiquinho de azeite ou deixar ela ir soltando a gordura). Frite até dourar. Ela soltará bastante gordura, descarte e reserve. Enquanto isso prepare o macarrão igual as instruções de embalagem. Não esqueça de deixar al dente. Nada muito mole. Enquanto o macarrão fica pronto vamos ao molho: coloque o alho picado com o azeite em uma panela e deixe dourar. Quando começar a dourar acrescente os tomates pelados sem o líquido para ficar um molho mais grossinho. Acrescente as duas colheres de extrato de tomate e deixe cozinhar por uns 10 minutos mexendo sempre. Acrescente as linguiças fritas. No fundo da frigideira das linguiças acrescente o vinho e mexa para retirar o queimadinho e jogue no molho. Por fim colocar a colher de sopa de açúcar para tirar a acidez  - coloquei um pouquinho mais - e temperar com sal e pimenta de acordo com seu gosto. Quando os tomates se desmancharem está pronto. Cuidado para não secar demais. Se isso acontecer coloque um pouco de água e não esqueça de mexer para não grudar no fundo da panela. Por fim acrescente as almôndegas e coloque o molho sobre o macarrão e deixe no fogo por dois minutos para o macarrão absorver bem o molho. Servir com bastante queijo parmesão. 

E a mesinha do domingo estava assim. Bem delicada para combinar com os pratos fundos para a massa. Já contei que nem tudo tenho para mais de duas pessoas e tenho que me virar na hora que recebo alguém.

Créditos: capa de souplast - @azehaus, taças - @cisper, pratos - @porcelanaschmidt, porta-vinhos e ralador - @westwingbr.
Almoço perfeito de domingo: uma boa massa + vinho + família. E vocês já testaram alguma receitinha de cinema? Se já fizeram e foi aprovada manda aqui para o blog ou nos marca no instagram: #betweenteaandcoffee.

Uma ótima semana, meus queridos!!

Beijocas!!

Um comentário:

  1. Oi Danika! Que delícia sua receita! Realmente, fica perfeito para um almoço em família! Bom final de semana! Beijão

    ResponderExcluir