24/09/2015

O feijão nosso de cada dia: dicas e receitas.

Foto: Google
Não sei vocês mas eu amo um feijãozinho. Não sou expert na arte de preparar feijão, por isso, quando saio para comer fora ou sou convidada para almoçar na casa de familiares ou amigos e tem feijão eu me esbaldo. Adoro! Confesso que só conheço os básicos: preto, branco, fradinho e o feijão verde que é comum aqui na minha cidade. E delicioso!! Recebi uma listinha com os mais comuns e seus principais usos e algumas receitinhas e claro que corri para postar aqui para vocês.

Tipos de feijão e seus principais usos culinários:

Feijão Carioca: Um dos mais consumidos no país, principalmente em São Paulo. Os grãos têm coloração bege, com listras marrons.

Feijão Preto: Os grãos de coloração negra são ingrediente básico da deliciosa feijoada. É também muito consumido no Rio de Janeiro acompanhado de arroz branco.

Feijão Rosinha: São grãos menores e cozinham mais facilmente. Sabor suave e que destaca o tempero.

Feijão Bolinha: É também conhecido como feijão manteiga. Os grãos são macios e com coloração esverdeada.

Feijão Branco: Grãos maiores que os outros tipos de feijão. Após o cozimento proporciona um caldo cremoso. Essa variedade é muito utilizada em sopas e saladas.

Feijão Fradinho: Grãos claros com uma pequena mancha na cor preta. Também conhecido como feijão de corda. É um tipo de grão que não forma muito caldo, por isso, é muito utilizado em saladas e é um dos ingredientes base do acarajé e do baião de dois.

Feijão Jalo: Esse tipo de feijão tem grãos mais alongados, com o umbigo arroxeado. Tem o caldo mais denso e é muito consumido em Minas Gerais.

Feijão Rajado: Tem grãos mais graúdos, rosados e com pintas mais escuras.  Seu sabor é levemente adocicado. Essa variedade cozinha com facilidade e é indicada para ensopados.

Viram só como são tantos? Ohh Brasil grande. O feijão verde nem aparece na listagem. Quando eu era mais nova não curtia o feijão verde. Comecei a gostar por causa da minha sogra que sempre faz no fim de semana com carne de sol. Combinação perfeita!! Feijão demora para cozinhar, talvez, por isso eu não me arrisque tanto fazendo. Só somos dois e panela de pressão não me atrai. Para quem gosta dessa ideia de fazer seu feijãozinho algumas dicas para preparar os tipos mais comuns também são bem-vindas. 

Dicas para preparar o feijão:
Cada tipo de grão possui um tempo de cozimento, principalmente por conta do tamanho. Abaixo você encontra algumas dicas para o preparo dos tipos carioca e preto:
1.   Para cozinhar mais rápido: Deixe os grãos de molho. Isso faz com que os grãos sejam cozidos mais rápidos, pois a água reidrata o grão deixando mais fácil de cozinhar. Para que cozinhem rapidamente o ideal é deixar de molho por até 12 horas.
2.   Para um caldo mais encorpado: Amasse alguns grãos de feijão enquanto tempera para garantir um caldo mais encorpado.
Excesso de sal: Cozinhe os grãos apenas com água, o sal dificulta o processo de cocção e deve ser acrescentado após o cozimento. Salgou demais? É só adicionar uma batata ao feijão e cozinhar por alguns minutos.

E como algumas receitinhas com feijão são perfeitas para serem servidas em porções individuais dando todo o charme na mesa posta selecionei duas para vocês se arriscarem. O caldinho de feijão está na minha listinha, pois é perfeito para receber os amigos para um almoço descontraído.

Caldinho de Feijão Preto

Foto: Assessoria de imprensa Camil 
Rendimento: 3 a 4 porções
Preparo: 10 minutos

Ingredientes:

1 embalagem de Feijão Preto Pronto Camil4 a 5 colheres (sopa) de água
1 ovo cozido
bacon picado e frito
azeite
Coentro picado
vinagrete
molho de pimenta

Modo de preparo:

1.    Bata no liquidificador o Feijão Preto Pronto Camil com seu caldo e a água.
2.    Leve ao fogo para aquecer.
3.    Sirva o caldinho polvilhado de ovo cozido ou bacon picado e dourado, ou azeite, ou coentro picado, ou vinagrete ou molho de pimenta.

Cozido de legumes com feijão branco e alecrim

Foto: Assessoria de imprensa Camil

Rendimento: 2 porções
Preparo: 25 minutos

Ingredientes:


1 colher (sopa) de azeite

1 dente de alho bem picado

¼  xícara (chá) e vagem cortada em pedaços de 2cm 

 ¼ xícara (chá) de cenoura cortada em rodelas médias na diagonal (30 g)
3 colheres (sopa) de salsão cortado em pedaços de cerca de 4cm 
¼ xícara (chá) de alho poró cortado em rodelas
¼ xícara (chá) de mandioquinha cortada em cubos de 2cm (40 g)
meia xícara (chá) de água (120 ml)
sal a gosto
1 embalagem de Feijão Branco Pronto Camil (380 g)
1 colher (sopa) de alecrim fresco picado



Modo de preparo:        

1.    Em uma panela junte o azeite e o alho. Leve ao fogo médio e doure ligeiramente.
2.    Acrescente a vagem, a cenoura, o salsão. Refogue demoradamente.
3.    Adicione o alho poró, a mandioquinha e continue refogando.
4.    Junte a água e tempere com sal a gosto. Cozinhe em fogo baixo, panela tampada até os legumes cozinharem por completo.
5.    Junte o Feijão Branco Pronto Camil com seu caldo e o alecrim. Cozinhe até levantar fervura. Sirva com arroz branco.

Variação: Substitua os legumes conforme a safra: vagem por abobrinha; cenoura por abóbora amarela; mandioquinha por batata doce.
Achei as receitinhas perfeitas para colocarmos para fora nossos ramequins e copinhos para porções individuais. Mesa posta cheia de charme!! 

Gostaram? As dicas foram gentilmente cedidas pela Camil que está com uma promoção para quem se garante no arroz e feijão. Para quem acha que o seu é o melhor do Brasil passa lá para participar. Como não sou mestre no feijão se algum seguidor se inscrever torcerei muito. Podem contar com a minha torcida!!

Um ótimo restinho de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário