04/11/2015

Receita do dia: Bife Wellington.

Fonte: google. 

Esse fim de semana resolvi virar Master Chef e saber se passaria para a segunda etapa ou não. Ganhei uns kits da Casa Madeira que veio um Creme de Balsâmico com Geleia de Cabrenet Sauvignon e fique logo pensando no que ia preparar. Sou dessas!! O verdadeiro Bife Welligton é um filé suculento envolto em uma cama de presunto parma, purê de cogumelo e regado com um delicioso molho de vinho. Aqui em casa marido detesta cogumelos, então, fiz meu purê com aspargos e azeitonas. O molho já nem tive trabalho pois utilizei o creme balsâmico. E foi super aprovado aqui em casa. Minha mãe é cozinheira de "mão cheia" portanto posso confiar na votação da Chef. Vamos para a receita:

Ingredientes:

Bife

  1. 400 gramas de filé mignon cortado em formato cilíndrico
  2. sal
  3. pimenta do reino
  4. azeite
  5. temperos que desejar - nessa parte sou exagerada e uso quase tudo que tem na cozinha
Tempere o file ao seu modo e leve para selar em uma panela com azeite bem quente. Não fure a carne para não soltar água. Doure bastante sem fritar apenas para selar a carne. Quando finalizar enrole em um pano e deixe na geladeira por uns 15 minutos.

Purê de Cogumelos:

  1. 150 gramas de Cogumelo Paris ou Funghi
  2. 2 colheres de sopa de cebola
  3. 1 copo de água
  4. 1 colher de sopa de alho amassado
  5. 100 ml de creme de leite fresco
  6. Pimenta
  7. Azeite
  8. Sal e tempero ao seu gosto
Corte os cogumelos e bata no liquidificador ou processador com a água para virar um creme. Aqueça um pouco de azeite e leve para dourar a cebola e o alho, junte o purê e tampe a panela e vá mexendo de vez em quando. Quando reduzir ficando bem encorpado acrescente o creme de leite e mexa até ferver finalizando com os temperos. Leve para descansar na geladeira. 

Obs - Fiz o meu com creme de aspargos, azeitona, temperos e creme de leite. Ficou um purê bem grosso e macio. 

Para montar você vai utilizar o presunto parma e a massa folhada. Utilize uma folha de papel filme para ajudar na hora de enrolar e disponha as fatias de presunto de modo que ao colocar o bife em cima contorne todo o bife. Por cima do presunto distribua o purê uniformemente. Coloque o filé sobre essa cama e enrole apertando bem. Leve para geladeira por 30 minutos. Quando retirar abra a massa folhada em um tamanho maior que a cama de presunto, pincele com gema de ovo e acomode o filé em cima. Enrole fechando todo o filé e pincele mais gema de ovo. Feche bem as laterais e desejando pode usar a massa para decorar. Leve ao forno 180º por 40 minutos. Retire quando a massa estiver bem dourada.

Para o molho usei o Creme Balsâmico da Casa Madeira mas quem quiser pode fazer o molho original com vinho. Só procurar que encontra a receitinha na internet. Achei desnecessário pois o creme é super grossinho e atende super bem ao intuito. 

O meu prato montado ficou assim:

Detalhe para o arroz de coração e o molho. Delícia!



O molho utilizado foi desses abaixo. Estou louca para provar o de mel e laranja. Deve ficar perfeito com alguma receitinha com franc


A mesinha para o almoço desse dia foi ainda no clima do Halloween nas cores preto, laranja e roxo. Bem simples para um almocinho rápido.

Mesa posta para testar a receita do dia. 
Gostaram da receitinha? Dá um certo trabalho mas o resultado é maravilhoso. Essa preocupação toda em envolver a carne nessa cama de presunto e purê é para que a carne não molhe a massa folhada e ela possa ficar crocante. Truques de culinária!! Quem arriscar me conta a experiência!!
Um ótimo restinho de semana!! 

2 comentários:

  1. Hummm deu água na boca Dani!
    Vou me arriscar qualquer dia!
    Bjs!
    Bom fds!
    Mah
    http://decasinhanova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrisca sim, Marcela. Dá trabalho mas é uma delícia.

      Uma ótima semana!!

      Beijos!!

      Excluir