18/02/2015

Praticidade para os amantes de mesa posta: o buffet.

Literalmente tirando a poeira do blog. Hello, pessoal!! O começo do ano foi bem intenso. Juntou o veraneio com as mudanças de cotidiano e aqui está uma pessoa sumida. Sem tempo para escrever e comentar nos blogs que curto. Apenas me atualizando com as leituras novas. Mas agora estou de volta. Se o ano começa definitivamente após o Carnaval, cá estou. As mesinhas e inspirações não pararam pelo instagram mas está na hora de voltar ao blog. 
Retomo as postagens falando sobre um móvel que descobri ser super essencial: o buffet. Uma das razões do meu sumiço foi o fato de estar me mudando. O que acaba consumindo bastante tempo das nossas vidas. Quem já passou por isso sabe do que estou falando. E foi nessa mudança que vi a necessidade de ter um buffet. No apartamento antigo eu tinha armários suficientes para minhas louças e nesse não. E não queria gastar fazendo móveis planejados. Não sabemos se vamos ficar na mesma cidade - mas isso é assunto para outro post. Foi quando optamos por ir atrás de um buffet. 
O buffet é um armário utilitário e decorativo. Utilitário por nos proporcionar guardar nossas louças, talheres e outros itens de servir de forma prática e ao alcance das mãos na hora de receber em casa e decorativo por proporcionar decorar o ambiente a partir da sua escolha. São inúmeras possibilidades de cores, modelos e tamanhos, além de nos dar outro espaço  para colocar objetos decorativos como vasos, porta-retratos, etc ou mesmo algum item de servir como taças e bandejas voltadas para decoração. 
São móveis que podem ser colocados na sala de estar ou jantar - eu prefiro a de jantar - seguindo o padrão de funcionalidade, normalmente baixo, com portas deslizantes ou normais podendo conter ainda gavetas e/ou prateleiras. Podemos guardar todos os utensílios que fazemos uso em uma refeição - por isso acho mais prático e útil na sala de jantar -  geralmente deixando guardado no buffet aqueles itens que não utilizamos todos os dias. As louças das diárias devemos tentar deixar na cozinha pois fica muito mais prático quando organizamos dessa forma. O buffet pode ser utilizado também como auxiliar na hora de servir os pratos e bebidas da refeição servindo como apoio para os mesmos - encontramos vários que vem com um tampo de vidro justamente para dar mais segurança nesse propósito. Perfeito para quando servimos um buffet volante, deixando os convidados mais a vontade na hora de se servir. 
Os buffets costumam serem de madeiras em cores básicas como o branco, mogno e imbuia. Devido ao seu destaque dentro da decoração de uma casa ele passou a ganhar forma nos últimos anos em outros materiais e cores. Hoje em dia vemos buffet de vidros, metais ou uma mistura desses materiais com madeira fazendo o contraponto entre o antigo e o moderno. Para quem achava que o buffet era coisa de "casa de vó" está muito enganado. Não importa qual o seu estilo com certeza você será capaz de encontrar um que se adeque ao seu ambiente e ao seu gosto. Invista em um e agregue espaço e beleza ao seu ambiente. 
Acabei optando por um sem gavetas. Até paquerei um buffet com as gavetas do jeito que eu queria só que percebi que ficaria desproporcional ao ambiente e voltei atrás na escolha. Temos que lembrar dos espaços mínimos de circulação no ambiente e levar esse item ao pé da letra. Nada como uma casa entulhada de coisas. O meu escolhido foi esse abaixo da Rudnick. A única diferença é que o meu o tampo é branco e com vidro.  Acabei ficando satisfeita pois a cristaleira que estava de olho era branquinha e combinava perfeitamente com ele. 



E se vocês ainda não estão convencidos da utilidade de um buffet escolham então pelo efeito decorativo. Vão acabar se convencendo que foi a escolha ideal para auxiliar nas recepções de jantares em casa, guardar as louças e decorar o ambiente. E para ajudá-los algumas inspirações selecionadas:


























Fonte: Pinterest


Obs - Algumas lojas costumam chamar o buffet de balcão. Achei que estava em desuso mas ainda utilizam bastante essa denominação. Lembro que na casa de algumas das minhas tias existia um balcão na sala de jantar. Achava uma delícia ver o que guardava aqueles montes de portas. 

Uma boa volta à realidade para todos. Que o feriadão tenha servido ao propósito de cada um seja descansando ou se divertindo. Um restinho de semana iluminado para todos. E até breve.

Beijocas!!

2 comentários:

  1. Oi Dani! Como vai?

    Acho muito útil esse móvel. Gostaria muito de ter um buffet no meu apê, mas é muito pequeno, tem pouquíssimo espaço e infelizmente não cabe.
    A minha opção seria um aparador, que é bem menor e não tem muito espaço para guardar as louças.
    Em apê tem que improvisar, né?!

    Bjos, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,

      Passei por isso também. Meu antigo Ap era minúsculo. O jeito foi ter somente um aparador e me contentar com alguns pares de louça. Realmente temos que fazer milagre nos pequenos espaços. Agora que mudei deu para colocar os móveis que desejava.
      Uma ótima semana!!

      Beijocas!

      Excluir