06/11/2017

Mantendo a vida organizada: Daily Planner ou Bullet Journal?


O ano está acabando e não tem jeito: sempre pensamos em tudo aquilo que anotamos como meta e que conseguimos executar ou não. E claro que para fazer essa avaliação tentamos manter tudo organizado seja em uma agenda, um diário ou mesmo algum programa de celular. Eu confesso, que amo um papel e por isso sempre procuro comprar uma agenda ou Planner para que as coisas sejam mais efetivas por aqui. Nos últimos anos o Planner tem sido o escolhido por dar certo ao que me proponho, mas existem outros métodos tão eficazes quantos. Atualmente há uma procura maior pelo Daily Planner e pelo Bullet Journal. Mas o que os diferenciam? Qual o melhor para organizar os  compromissos? Vou mostrar um pouquinho como funciona um e outro e suas principais vantagens e desvantagens para que vocês possam tirar as suas próprias conclusões.


Daily Planner

Foto: Paperview

O Daily Planner nada mais é que uma agenda mais elaborada. Enquanto na agenda você marca seus compromissos e horários no planner há espaço para organizar todas as áreas da sua vida: do financeiro ao lazer. O Planner estrutura suas metas de forma diária, semanal, mensal e anual te dando um maior controle sobre suas metas e seus anseios. Existem vários tipos de planner: estilo fichário, brochuras, argolados, tamanho A4, A5, pocket, etc. No exterior o mercado de planner já é conhecido e existem várias páginas na internet em redes sociais como o instagram e o youtube só sobre decoração semanal de planner e como organizar o seu planner. As marcas mais famosas lá fora nesse mercado são a Kikki-KFilofaxErin CondrenThe Happy Planner, Dokibook, dentre outros. 

O Planner em si não é barato e por isso mesmo vale a pena pensar se você se adapta a esse método de organização, se realmente ele é necessário ou se para você não seria suficiente uma agenda. Se você precisa ser mais produtiva ou organizada, se está querendo perder peso, está focada em passar em um concurso ou melhorar suas notas, realizar metas, se organizar financeiramente, organizar as tarefas domésticas, se gosta de ter controle sobre o que lê e assiste, então, invista em um Planner. Se essas coisas nem passam pela sua cabeça agarre uma boa e velha agenda. 

Voltarei a falar mais sobre o Planner depois de mostrar um pouco para vocês sobre o Bullet Journal.

Bullet Journal

Foto: Pinterest


O Bullet Journal nada mais é que um método pessoal criado pelo designer Ryder Caroll ao observar que as pessoas mesmo com tanta tecnologia ainda usavam os papéis para organizarem seus compromissos. Em 2008 surge o Bullet que nada mais é que uma agenda de tópicos com ícones utilizados no começo de frases para organizar nossas tarefas e compromissos. Nada mais do que quadradinhos que são as tarefas que vamos riscando ao executar, círculo vazado que são eventos, bolinhas que são os compromissos e tracinhos que são notas, ideias ou anotações. Para dar prioridade a algum evento basta usar uma estrelinha. Esses símbolos podem ser totalmente modificados ou adaptados por você. Dessa forma não precisamos de nada mais do que um caderninho com folhas em brancos que configuramos de acordo com nossas necessidades, uma vez que o Bullet Jornal não é um planner ou agenda e sim um método de organização. Pode ser usado qualquer tipo de caderninho com folhas em brancos mas os preferidos são os com folhas quadriculadas, uma vez que, facilitam o método de organização. O primeiro passo ao montar seu caderninho consiste em usar Keys ou chaves para seus compromissos que geralmente ficam na primeira página do caderninho para lembrar de cada símbolo. Se o caderninho não vier numerado será necessário numerar para que encontre com facilidade o que deseja. Com isso você monta o Index que é onde colocará o que conterá cada página. Nada mais é do que um índice. Com isso hora de criar o Future Log que é onde ficará todas as datas importantes e eventos, depois o Calendário Mensal e o Calendário Diário. E o legal do Bullet Journal é que você pode criar páginas e listas para quase tudo com muita flexibilidade: desde séries que deseja ver aos livros que leu durante o ano ou mesmo os locais que deseja visitar no corrente ano. Se não entendeu nada ou ficou confuso nada como ir direto na fonte e ler um pouquinho sobre o método: Bullet Journal.

E então? Qual o melhor método?

Na verdade acredito que não existe o melhor método, mas aquele que você testará e achará válido para sua vida.

E aí vamos para as vantagens e desvantagens de um e de outro:

  • Daily Planner não é barato. O Bullet Journal pode ser feito em qualquer caderninho que desejar.
  • Daily Planner não é flexível, você utiliza o que já vem nas páginas com as marcações, datas e espaços que ele te dá. O Bullet Journal é totalmente flexível e você pode começar ou recomeçar de onde parou.
  • O Bullet Journal, por ser totalmente feito por você, te dá uma liberdade maior de adaptar o método para sua vida, mas em compensação se for uma pessoa que precise de algo mais sistematizado pode dar a sensação de ser uma bagunça e acabar desmotivando e não servindo ao propósito inicial. Se você precisa ter algo mais prático para organizar suas tarefas fique com o Daily Planner. O layout já está totalmente pronto. 
  • Os dois podem ser personalizados mas enquanto o Planner você pode encher de adesivos, novas folhas, figuras, etc; o Bullet tem essa opção mais restrita aos desenhos e canetinhas coloridas devido ao espaço. É uma boa para quem gosta de colorir ou para quem domina a arte de desenhar ou que é uma pessoa muito mais visual na hora de se organizar. 
  • Para quem curte carregar suas anotações para onde vai, os Planner podem ser um empecilho pois geralmente são grandes e pesados. Nessa hora o Bullet ganha vantagem. 
  • Voltando ao tema foco: hoje em dia existem Planner visando atender determinada área da vida como casamento, concursos, nutrição, etc. Nada que não possa ser feito por você mesmo em um Bullet personalizado. Existe Bullet Jornal até de diário de gravidez. Aqui recai no que falei lá em cima. Se você precisa que te ditem as regras ou se você precisa ditá-las. 
E se depois de tudo isso ainda bater uma dúvida façam como eu. Como os Planners de hoje em dia vem com várias páginas em branco para serem adaptadas por nós e como preciso ter as coisas mais amarradas para não dispersar eu uso o Planner e utilizo as páginas em branco para personalização como os Bullet. Nas páginas em branco costumo fazer lista de livros lidos, séries, metas, desejos, etc.
Acaba sendo uma mistura dos dois onde posso fazer uso das vantagens e desvantagens dos dois métodos. 

No Brasil já temos algumas lojas com ótimos Planners, caso não queira aguardar os correios trazer um lá de fora. Lembrando que lá fora é sempre mais barato. Alguns sites que vocês podem pesquisar e ver o melhor custo benefício para vocês: A.CraftPaperviewEvertopLa Pomme etc. Além desses tem vários instagram que trabalham com papelaria que disponibilizam Planners personalizados de acordo com seu desejo, desde o tamanho ao tipo de capa e o formato. 

Se gostou da ideia de ter um Bullet invista nos Moleskine são perfeitos para isso ou personalize um caderno você mesmo com tecidos ou papel adesivo.

E se vocês amam deixar tudo personalizado segue alguns links para comprar material de papelaria lindo e com bons preços: Janet Store, Aliexpress 1Aliexpress 2Aliexpress 3Aliexpress 4Aliexpress 5. Nesses links vocês também encontram lindos caderninhos que podem usar para montar o seu Bullet. Demoram mas chegam certinho e são de ótima qualidade. 

Gostaram desses métodos de organização? Separei algumas inspirações para se animarem e começarem o ano com o pé direito. 



















Fotos: PinterestPaperview

Gostaram da ideia? Gostam desse tipo de organização ou os papéis já se tornaram coisa do passado na hora de organizar o novo ano? Me contem o que acham ou se encontraram algum método mais eficiente. Vou adorar saber!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário